Telefone/WhatsApp

(65) 9 9649-1721

Email

dr.albertobicudo@gmail.com

A hipnose para emagrecer tem sido usada por muitos médicos como uma ferramenta eficaz para ajudar as pessoas a eliminar peso, e o mais importante: mantê-lo. Sim, muitos pacientes que emagrecem pelas mais variadas dietas e medicamentos da moda acabam tendo reganho de peso. Isso pode ocorrer infelizmente mesmo após a própria cirurgia para obesidade (bariátrica). 

Já vimos aqui no Hipnomed que a hipnoterapia tem sido útil em casos de ansiedade e depressão, síndrome do intestino irritável e muitos outros tipos de doenças.

No entanto, o método também também serve para quem deseja mudar comportamentos, como hábitos alimentares, por exemplo. Nesse sentido, a hipnose pode ser usada com sucesso por qualquer pessoa que queira eliminar desde alguns quilos a mais da balança até aqueles que sofrem com casos mais graves de obesidade.

Neste post, o Dr. Alberto Bicudo vai nos explicar como a hipnose para emagrecer pode ser uma ferramenta segura, efetiva e natural para um objetivo concreto e duradouro em relação ao controle do peso corporal. 

Como funciona a hipnose para emagrecer?

A hipnose para emagrecer é um tipo de terapia que pode ajudar as pessoas a eliminar peso e mantê-lo. Este tipo de terapia baseia-se na ideia de que dentre as causas multifatoriais envolvidas com o ganho de peso, estão fatores modificáveis que estão sob os domínios da mente humana como emoções, pensamentos e comportamentos.

Metaforicamente, dividimos o funcionamento da mente em subconsciente e consciente. De modo simplificado, podemos entender que a mente subconsciente tem acesso a todo tipo de informação que a mente consciente não tem acesso. Isso inclui informações sobre desejos, emoções e hábitos. 

Quando você está em estado de hipnose, é mais provável que seu cérebro faça as mudanças que você deseja, porque está mais aberto a sugestões. 

Por isso usamos uma outra metáfora: é como se a hipnose lhe possibilitasse acessar estes níveis “mais profundos da mente”, de onde emergem pensamentos, sensações subjetivas e a busca por prazer e recompensa, algo muito a ver com a vontade de comer mais e mais.   

Existem várias maneiras pelas quais a hipnose para emagrecer pode funcionar. Uma bem comum e bastante difundida seria induzir uma sensação de plenitude ao comer.

A principal ideia por trás da eficácia deste método é na verdade a criação de uma consciência alimentar. Daí emerge algo fundamental: um novo comportamento em relação à comida. 

O ato de comer não está relacionado meramente com nutrir-se fisicamente, mas também com emoção e prazer. Identificar então a fome física e a fome emocional é algo muito importante. 

Um modo muito simples de acessarmos isso e aprendermos por hipnose a direcionar nossa atenção para alimentação – “estar presente no ato de comer e não fazer isso no piloto automático”.

Por tabela, isso aumenta a consciência da pessoa sobre o que está fazendo e como seu corpo se sente durante a ingestão de alimentos, o que a ajuda a fazer escolhas mais saudáveis em termos de alimentação.

Para maiores resultados, a hipnose pode ser usada em conjunto com outros tratamentos para perda de peso, como dieta, medicamentos, exercícios e sono de qualidade, justamente o que o Dr. Alberto costuma agregar em meus tratamentos.

O que é balão gástrico hipnótico?

Falamos há pouco sobre induzir uma sensação de plenitude ao comer, não é mesmo? Pois é. Para a mente não importam muito as palavras ou argumentos racionais, ela é muito mais aberta às sugestões e criações metafóricas. 

Oras, quantas vezes você não ouviu alguém se referindo a um desconforto abdominal como “queimação” ou algo como “um buraco ou vazio” no estômago. Sim, é deste modo que a mente humana se faz entender. 

Assim, quer uma metáfora mais atual e eficaz para induzir uma sensação de plenitude ao comer do que ter um balão intragástrico?

Olhe com atenção para esta imagem aqui embaixo:

Agora você vai fechar os olhos e imaginar com o máximo de detalhes que puder, como seria ter este balão insuflado deste jeito agora dentro da sua barriga. Você poderá notar a forma, a maneira como ele se aperta e comprime dentro do seu estômago, talvez você sinta uma sensação de náuseas ou dificuldade em engolir saliva por ter isso aí dentro. Apenas quando estiver sentindo algo diferente abra os seus  olhos. Faça isso agora!

(…)

Muito provavelmente você sentiu alguma intensidade maior ou menor de desconforto. E neste estado, talvez se alimentar em grande quantidade não seja uma boa idéia. Mas vamos ao mais importante: você levou a sua atenção para seu estômago. 

Para o local onde vai o alimento, e atentou-se para como ele se enche. Se você fizer isso toda vez que for se alimentar, verá a mágica da saciedade ocorrer! 

Aí basta você parar e pensar: para que estou comendo? Que fome quero aliviar? A física ou a emocional. E se a resposta for a emocional… temos que ir para as causas disso. E a hipnose também poderá te ajudar bastante neste quesito!

Se o Dr. Alberto usa esse “balão hipnótico” em seus pacientes? Às vezes sim, às vezes não. De acordo com ele, “isso depende de cada caso. Essa é só uma técnica”. 

E o que traz resultados satisfatórios em um tratamento não é uma técnica específica em si, mas o quanto o conjunto de toda a abordagem que está sendo usada faz sentido ou não para aquele cliente. Como ele relata: “não queira adequar o paciente a sua técnica mas adeque a sua técnica ao seu paciente”. Isso é terapia centrada na pessoa!

E o comer emocional?

Isso sim faz muita diferença! Em geral, a obesidade não chega do dia para a noite. Ela é um processo de desajuste que se desenrola durante anos ou décadas. Em alguns casos, um desajuste que tem acompanhado toda a vida do sujeito. 

Não tem jeito, temos que ir em busca das motivações. Ainda que tenhamos muitas causas que não podem ser modificadas, como a genética por exemplo, encontraremos muitas outras que podem se modificar e fazer toda a diferença para aquela pessoa.

Vamos dar alguns exemplos. Há pessoas em onde o comer excessivamente vem dos domínios do ter e do fazer – elas irão fazer de tudo para conseguir ser como os outros gostariam que elas fossem; mas é o que ele faz ou não faz, ou o que tem ou não tem, que desencadeia uma extrema frustração compensada na comida. 

São pessoas que sentem muita vergonha de si mesmas. O oposto da vergonha é o orgulho. A partir do momento em que uma pessoa não sente orgulho de si mesma, ela sente vergonha, acusa a si própria e é levada a querer se mostrar firme para os outros. Passa a fazer muito para os outros, carregar pesos e mais pesos sobre suas costas e faz muito pouco por si mesma. 

O Dr. Alberto relata ter pacientes assim que são especialistas em se colocar em situações em que deve cuidar de alguém. Assim, esquece cada vez mais de si mesmo. E quanto mais coisas carrega nas costas, mais peso ganha. Lembre que toda vez que tentamos fazer tudo pelos outros, estamos, na realidade, criando restrições e obrigações para nós mesmos. 

E então, não será incomum sentirmos humilhados porque os outros se aproveitam de nós. Aliás, pessoas com este tipo de problema raramente se sentem reconhecidas pelo que fazem. Vários pacientes dizem que estão cheios de bancar o empregado(a). E, embora se queixasse, continuavam a agir assim, pois não percebiam que elas mesmas criaram tais obrigações. 

Também há diversos desabafos, como por exemplo: “Após tantos anos de bons serviços, meu patrão me jogou na rua feito lixo!” Esse tipo de pessoa, que se considera dedicada, não se sente realmente reconhecida. A compensação: novamente a comida. Afinal, precisam se sentir grandes, serem fortes para suportar. 

A natureza não tem senso estético. Nela, animais grandes são aqueles que parecem mais fortes e estão mais prontos para enfrentar as intempéries e inimigos. Mantemos esta programação primitiva em algum grau e muitas vezes observamos que o sentimento de “falta de proteção” ou “incerteza em relação ao futuro”, leva a ganho de peso. 

Mas enfim … chega de spoilers. Falei que ia dar só alguns exemplos. Apenas um conselho. Se você se vê dentro de algumas das descrições citadas e sofre com excesso de peso, procure ajuda na hipnose para emagrecer! 

Quantas sessões de hipnose são necessárias para o emagrecimento?

O tratamento para eliminação de peso com hipnose realizado pelo Dr.Alberto Bicudo, em Cuiabá-MT, consiste em 5 a 8 sessões nas quais serão trabalhadas as emoções relacionadas com a alimentação e mudança de hábitos com criação de um novo comportamento alimentar .

Mas é claro que este é um período muito curto para se ter uma eliminação de peso saudável. Assim, ele costuma acompanhar estes pacientes por um total de 12 meses. 

Após as sessões com hipnose, realizadas num intervalo entre duas a três semanas em média, os encontros continuam periodicamente a cada um ou dois meses, com uso da hipnose sempre que preciso, até chegar ao objetivo de peso proposto. 

Após isso, não acaba por aí O Dr. está atento ao grande vilão do reganho. Por isso, 12 meses será tempo suficiente para você obter um bom follow-up do tratamento. 

Como dissemos, o objetivo da hipnose para emagrecer é criar um comportamento alimentar e uma nova consciência em relação à alimentação e ao próprio corpo. Garantimos a você que apenas isso lhes dará a certeza de ter um resultado duradouro. O resto, é remediar o problema.

Falando em remédios. Dependendo de cada caso, podem ser importantes sim. Mas no momento certo, e de acordo com o perfil de cada cliente para acelerar a eliminação e promover um melhor bem estar geral. Além disso, são utilizados suplementos e probióticos específicos. Enfim, um tratamento mente e corpo.

A hipnose para emagrecer é comprovada cientificamente?

Vamos ao que diz a ciência. Há diferentes estudos que indicam que a hipnose para emagrecer é realmente eficaz.

Em um deles, 60 pessoas obesas com apnéia do sono receberam aconselhamento dietético, hipnoterapia para redução do estresse ou hipnoterapia para reduzir a ingestão de calorias. Após três meses, os grupos perderam quantidades comparáveis de peso. No entanto, somente o grupo de hipnose manteve o emagrecimento após 18 meses.

Em outro estudo com 109 pessoas com e sem hipnose, os resultados da perda de peso após dois anos foram melhores para aqueles que fizeram tratamento comportamental com hipnose.

Além disso, uma análise de vários estudos descobriu que adicionar hipnose a um tratamento cognitivo-comportamental de redução de peso resultou em quase o dobro da perda de peso. Particularmente, faço isso usando a própria hipnose. É a chamada hipnoterapia cognitiva. 

De modo geral, a evidência científica realmente nos mostra que em casos de obesidade grave, a hipnose deve ser combinada com outros métodos de perda de peso. Há pouca evidência sobre o que a hipnose faz de forma isolada para perda de peso. Também é possível que alguns erros de metodologia na pesquisa possam distorcer os resultados de muitos estudos, portanto, temos que ter olhos bem críticos ao interpretar cada trabalho a este respeito. 

Os estudos são ainda praticamente unânimes em dizer que a hipnose pode melhorar a eficácia do aconselhamento ou tratamento dietético.

Apesar disso, precisamos de mais pesquisas de qualidade para determinar o real impacto da hipnose na eliminação de peso.

O Dr. Alberto, em comum acordo com a grande maioria dos autores de estudos científicos, entende que para obter melhores resultados, a hipnoterapia deve ser adicionada a um programa de tratamento que inclua mudanças na dieta e no estilo de vida, promovendo hábitos mais saudáveis. É este o tipo de tratamento que ele propõe aos seus clientes.

Por fim, vale lembrar também que os benefícios da hipnose não se limitam ao emagrecimento. Também pode ajudar as pessoas com o controle da dor, ansiedade, redução do estresse, melhora do sono e diversas outras condições que diretamente ou indiretamente poderão melhorar a qualidade de vida do paciente como um todo.

________________

Quer agendar uma consulta com o Dr. Alberto para tirar suas dúvidas sobre hipnose para emagrecer? Entre em contato!

Recommended Articles

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *