A hipnoterapia é uma abordagem de tratamento feita sob medida para cada paciente, focada na solução do problema e baseada na utilização de tudo aquilo que o paciente traz (toda a sua história de vida). A hipnose ou a linguagem hipnótica é inserida como uma ferramenta útil para acessar a mente mais profunda do sujeito, de modo a conseguir aflorar conflitos e realizar os devidos ajustes mais facilmente.
Em 1999 o Conselho Federal de Medicina reconheceu oficialmente o uso da Hipnose, pelo Parecer CFM nº 42/1999, considerando-a “valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos”. A Hipnose clínica, praticada por médicos recebe o nome de Hipniatria.
Desde sua introdução na prática médica há mais de 150 anos muito se evoluiu no entendimento fisiológico e no aprimoramento técnico da Hipnose. Por esse prisma, a hipnose moderna poderá oportunizar o paciente a acessar seus recursos internos, dando-lhe suporte para que atinja seus objetivos.
Na prática clínica, diversos serviços médicos renomados em todo o mundo já têm utilizado a Hipnoterapia como uma importante estratégia de tratamento. Isso parte de uma premissa básica: nossa mente e nosso corpo são partes inseparáveis de um todo. Para prover um tratamento integral, que promova realmente uma melhora efetiva e duradoura, este todo deve ser abordado.
Conheça as principais aplicações da Hipnose Clínica
Problemas Psicoemocionais
Auxílio no tratamento de distúrbios como transtornos de ansiedade (ansiedade generalizada, síndrome do pânico), depressão e outros transtornos de humor, fobias, estresse pós-traumático, compulsões alimentares, problemas sexuais, entre outros.
Alta Performance
Profissionais e esportistas podem trabalhar os seus objetivos pessoais. Foco, liderança, criatividade, concentração, superação de crenças limitantes, ampliação de clareza na tomada de decisões são alguns dos pontos que podem ser otimizados com a sua aplicação.
Mudanças de Hábitos e Comportamentos
Auxílio no tratamento de problemas ligados a hábitos e comportamentos disfuncionais como o excesso de impulsividade, ciúme patológico, envolvimento reiterado em relacionamentos tóxicos, transtornos alimentares, etc.
Saúde Física
Auxílio para o tratamento de transtornos físicos como diversos problemas gastrointestinais, condições ligadas a dor crônica (como fibromialgia ou outras doenças ligadas a dor), obesidade / emagrecimento, distúrbios relacionados ao estresse crônico, distúrbios de sono, entre várias outras condições.