O que motiva as pessoas? Foi com essa pergunta que um psicólogo humanista, chamado Abraham Maslow, criou uma teoria sobre motivação humana chamada de hierarquia das necessidades.
Maslow queria saber quais eram as motivações e desejos mais profundos das pessoas, seu foco era descobrir quais as qualidades que nos diferem dos demais seres, seria a empatia, a racionalidade ou a humanidade.
Assim ele propôs uma teoria, onde afirma que existe uma hierarquia relacionada às necessidades humanas, que nos motiva à buscar desde as mais básicas até saciar todos os desejos mais elevados.
E devido ele ser caracterizar como um modelo hierárquico, propôs o modelo em forma de pirâmide que conta com cinco níveis, ficando conhecida como Pirâmide de Maslow, a teoria da motivação.
Conheça cada item da pirâmide de Maslow e como eles funcionam:
1. Fisiologia
A base da pirâmide de Maslow inclui as necessidades básicas do nosso organismo. O corpo humano necessita manter um equilíbrio para funcionar corretamente, chamado de processos homeostáticos. Para isso precisamos, por exemplo, de alimento e água, um lugar para morar, dormir bem, ter uma boa qualidade de respiração e digestão.
Segundo Maslow, enquanto essas necessidades não são atingidas, os humanos não conseguem focar em outras preocupações.
2. Segurança
Depois que as necessidades fisiológicas básicas são saciadas, os humanos começam a se preocupar com a sua segurança, no qual buscamos uma estabilidade laboral e temos uma certeza de um lugar para viver e com recursos suficientes.
Com a necessidade de segurança, nos motivamos a buscar proteção contra perigos e riscos ao nosso redor. Quando possuímos segurança, reduzimos nossos sistemas de alerta e avançamos na hierarquia.
3. Amor e Relacionamentos
O ser humano procura a intimidade das relações, o senso de pertencimento e afeto. Como somos seres sociais, a aceitação de outros é necessária para nos motivar, nesse estágio é necessário a realização dos seguintes desejos:
– Boa relação familiar ;
– Amizades confiáveis e próximas;
– Relacionamentos amorosos gratificantes;
– Pertencimento a grupos.
Aqui os seres humanos se conectam com os semelhantes e almejam uma relação que seja recíproca e tenha empatia, confiança e respeito.
4. Reconhecimento
Nesse nível o ser humano aumenta sua necessidade de se sentir admirado e respeitado. Além do vínculo com as pessoas, também precisamos nos sentir estimados e valorizados por elas, para legitimar nossa autoimagem.
Nessa fase, buscamos desenvolver também uma relação com nós mesmos através do reconhecimento dos nossos potenciais e habilidades, construindo autoconfiança e conquistando o reconhecimento dos outros.
5. Necessidades de Realização Pessoal
No topo da pirâmide, estão as necessidades mais difíceis da nossa existência, nele estão os desejos pelo sucesso profissional e pessoal, que incluem:
– Compreensão e prática dos seus princípios e valores;
– Autossuficiência, independência e liberdade;
– Rotina suficiente para o desenvolvimento dos potenciais e da criatividade;
– Controle e equilíbrio das emoções;
– Conhecimento e sabedoria para entender seus objetivos, virtudes e defeitos.