Há um entendimento dentro de certas abordagens psicoterapêuticas de que para se ter harmonia dentro de um grupo ou organização é preciso seguir “leis fundamentais” que regem a manutenção e o equilíbrio do relacionamento humano nestes sistemas.
E falando de sistemas, a família (ou o clã) é biologicamente algo indissociável de nossa natureza humana. Tenho usado essas teorias como parte de uma abordagem chamada Terapia Hipnótica Sistêmica. Seu pressuposto vem das Constelações Familiares.
Este método foi influenciado por diferentes abordagens terapêuticas, dentre estas o psicodrama (Moreno), terapia familiar orientada para o desenvolvimento (Satir), análise transacional (Berne), fenomenologia (Husserl), e hipnoterapia (Erickson).
A popularização da Constelação Familiar Sistêmica se deve em muito ao terapeuta alemão Bert Hellinger. Uma de suas grandes contribuições foi o estabelecimento das chamadas Leis Sistêmicas. Trata-se de três estruturas que estão relacionados com a harmonia dentro de um grupo de pessoas que constituem um sistema.
Neste post quero comentar um pouco sobre cada uma delas, haja vista serem um dos meus principais argumentos terapêuticos em situações onde se torna necessária a aplicação da Terapia Hipnótica Sistêmica.
As leis sistêmicas são divididas em três pilares: Pertencimento, Equilíbrio e Ordem.
Pertencimento
De acordo com a lei do pertencimento, as pessoas que fizeram parte ou ainda fazem parte de um sistema, têm o direito de pertencer a ele. Quando um membro é rejeitado ou excluído, outro membro vai se identificar com esse que saiu, e isso vai acabar gerando consequências e desequilíbrio.
Nesse sistema o membro está comprometido com o destino do grupo, ficando até mesmo mais a serviço do seu sistema, do que a seu próprio, com atitudes até más e erradas, porém agem com consciência tranquila, pois estão seguindo os valores e atitudes do grupo a qual pertencem, e por esse motivo se sentem pertencentes e seguros.
Dessa forma, com a lei do pertencimento o indivíduo tem sua consciência de valor e respeito aos que chegaram antes dele, até mesmo com aqueles que chegaram a pertencer ao grupo e se foram. Quando esta ordem não é respeitada, o mais novo sente-se melhor e com mais direitos que os mais velhos, e assim acontece uma ruptura de valores.
Equilíbrio
O equilíbrio é bastante necessário nas relações, principalmente nas relações de casais. Esta lei favorece qualquer tipo de relacionamento, pois estabelece uma paz quando o dar e receber, se encontram na mesma proporção.
Quando recebemos algo, nos sentimos em dívida e na obrigação de retribuir até um pouco mais do que ganhamos, quando acontece essa troca, existe uma ideia de solidariedade, e um grupo continuará unido pois todos dão e recebem de uma forma equilibrada.
Porém, quando essa troca não é equilibrada, as relações vão rumo ao fracasso gradativamente, pois alguém que dá mais que recebe, um dia vai se cansar e se esgotar, principalmente emocionalmente, já o que recebe e não devolve, não reconhece a existência do pacto ali construído, ou seja a lei do pertencimento. É importante ressaltar que não se trata de valores materiais, mas sim da “energia” depositada nos relacionamentos.
Lei da ordem
A lei da ordem se inicia a partir do momento em que o pertencimento ao sistema se inicia, porém na continuação dos sistemas, o sistema atual tem mais prioridade que o anterior, apesar da qualidade da primeira ou segunda ligação, a profundidade de vínculo vai diminuindo de relação em relação, porém a relação que antecede o vínculo não é tão significante quanto a qualidade do amor.
É necessário entender a ordem, o atual sistema sempre ocupa o lugar mais importante, pois abre espaço para que o vínculo anterior possa ir embora, mas sempre reconhecendo que o anterior foi necessário para que o seguinte surgisse.
Muitos conflitos se iniciam pelo desconhecimento dessas leis. Por outro lado, quando são conhecidas, o conflito deixa de existir e um espaço para a pacificação é aberto, após cada membro do sistema ocupar seu lugar. Assim, a estrutura de ordem é reerguida e os conflitos podem começar a ser solucionados.