No próximo mês, abril temos o chamado Mês da Conscientização da Síndrome do Intestino Irritável (SII). A Síndrome do Intestino Irritável , é uma das condições gastrointestinais (GI) mais comuns diagnosticadas em cuidados primários e práticas de gastroenterologia.

Vários fatores, incluindo história familiar de SII, infecção gastrointestinal anterior (por exemplo, intoxicação alimentar) e eventos estressantes na vida contribuem para o desenvolvimento de SII.

O papel do estresse na saúde e na doença é um tópico particularmente relevante nestes tempos sem precedentes da pandemia de COVID-19. A vida mudou para todos nós e provavelmente mudará para sempre até certo ponto.

Estresse agudo e crônico

O estresse é um conceito complexo. O estresse pode ser agudo (de curta duração) ou crônico (prolongado) e pode variar de aborrecimentos diários a situações de risco de vida, como desastres naturais e violência, que desencadeiam a resposta de “lutar ou fugir”.

Nosso corpo responde ao estresse agudo de maneira diferente do que ao estresse crônico. Por exemplo, durante um estressor agudo, nossa resposta imunológica pode aumentar, a sensibilidade à dor pode diminuir e certos tipos de memória podem melhorar.

O estresse crônico pode ter o efeito oposto. Pode aumentar a sensibilidade à dor e afetar negativamente a memória e o humor. Com o tempo, o estresse crônico ou recorrente resulta em um aumento da demanda em nossos diversos sistemas corporais. É como se todo o corpo vivesse o tempo todo sob um constante alerta, como se algo negativo estivesse sempre em vias de ocorrer.

Carga alostática e síndrome do intestino irritável

O desgaste do corpo, denominado “carga alostática”, desencadeia padrões de comportamento de longo prazo, reatividade fisiológica e outras mudanças que podem levar a doenças e comportamentos prejudiciais à saúde, por exemplo, dependência de drogas.

Ocorre hiperatividade ou subatividade crônica de sistemas alostáticos (ou adaptativos). Os sistemas alostáticos incluem a resposta do cortisol, o sistema nervoso autônomo (o sistema simpático de “lutar ou fugir” e o sistema vagal ou parassimpático) e os sistemas cardiovascular, GI, metabólico e imunológico.

A carga alostática se apresenta clinicamente como fadiga, irritabilidade, dores musculares e sensação de desmoralização, bem como sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, que são os principais sintomas da Síndrome do Intestino Irritável – SII.

Eventos estressantes e Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Cada vez mais as evidências científicas mostram que a síndrome do intestino irritável é uma condição sensível ao estresse. Em indivíduos predispostos, o estresse sustentado pode resultar em resposta persistente e aumentada da resposta central ao estresse e vulnerabilidade para desenvolver SII.

O papel do estresse pode ser particularmente importante na alteração da forma como o cérebro e o intestino se comunicam, o que afeta a função intestinal, e essa mudança pode resultar no desenvolvimento e / ou aumento dos sintomas de SII.

Eventos de vida estressantes significativos que ocorrem na infância e / ou na idade adulta podem aumentar o risco de ter SII. Experiências adversas na infância, como abuso verbal, sexual e físico, e doença mental de um dos pais aumentam o risco de ter SII.

No entanto, esta associação não é específica para IBS. Estudos em grande escala mostraram que experiências adversas na infância aumentam o risco de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas ou pulmonares crônicas, diabetes, obesidade e abuso de substâncias.

Passar por eventos estressantes na vida adulta também aumenta o risco de SII, a gravidade dos sintomas e reduz a qualidade de vida. Depois que um paciente desenvolve SII, o estresse pode desencadear crises da doença com piora de seus sintomas.

O futuro da SII e do estresse

Compreender os mecanismos biológicos da hiperesponsividade ao estresse em pacientes com SII pode ajudar a identificar um teste de diagnóstico biológico ou alvos para tratamentos futuros.

Além disso, o reconhecimento dos sintomas de SII relacionados ao estresse pode ajudar a orientar as abordagens de gerenciamento, incluindo intervenções de tratamento mais precoces e eficazes para reduzir o risco de desenvolver SII ou reduzir os sintomas em pessoas com SII.

Tratamentos incluindo gerenciamento abrangente do estresse, através de terapia comportamental e programas de treinamento usando hipnose mindfulness, tem sido uma nova e promissora opção para estes pacientes.