A hipnose no tratamento do câncer tem sido usada há mais de um século. Em meados do século XX, em meio ao reconhecimento crescente da necessidade de enfatizar os aspectos emocionais do tratamento do câncer além dos físicos, surgiram vários relatos de casos de hipnose sendo usada para controlar a dor, ansiedade medo e relacionados ao câncer.

Desde então, dezenas de estudos investigaram as aplicações da hipnose em vários aspectos do tratamento do câncer, incluindo comportamentos de prevenção do câncer, procedimentos diagnósticos, tratamento primário e sobrevivência ao câncer.

Montgomery GH, Schnur JB, Kravits K. Hypnosis for cancer care: over 200 years young. CA Cancer J Clin. 2012;63:31–44

Atualmente, a hipnose é endossada pela American Cancer Society e pela Canadian Cancer Society como um método potencial para controlar os efeitos colaterais associados ao câncer e ao tratamento do câncer.

Canadian Cancer Society. Hypnosis (in Cancer Care). At: http:// www.cancer.ca/en/cancer-information/diagnosis-and-treatment/ complementary-therapies/hypnosis/?region=on. 2018. Accessed July 28, 2018.

Van Overbruggen R. Hypnosis—American Cancer Society. At: https://helpforhealth.com/hypnose-coaching-2/hypnosis-americancancer-society/. 2013. Accessed July 25, 2018.

Abaixo, apresento uma breve visão geral das evidências para cada sintoma relacionado ao Câncer, com foco nos estudos mais bem elaborados e mais recentes acerca do uso da Hipnose, de acordo com a revisão de Carlson e seus colaboradores:

Hipnose no tratamento do câncer

Controle de Náusea / Vômito

Uma aplicação comum da hipnose no tratamento do câncer é o controle dos sintomas de náusea e vômito induzidos pelo tratamento ou pela própria doença. Este sintoma pode ser tão grave a ponto de até 20% dos pacientes terem que interromper o tratamento devido a sua intensidade.

Temos vários estudos mostrando resultados positivos com o uso da hipnose para estes pacientes. Em 2007 foi publicado um estudo de elevada evidência demonstrando redução nas náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia.

Richardson J, Smith JE, McCall G, Richardson A, Pilkington K, Kirsch I. Hypnosis for nausea and vomiting in cancer chemotherapy: a systematic review of the research evidence. Eur J Cancer Care (Engl). 2007;16:402–12

Mais recentemente, em 2015, uma outra revisão investigando a hipnose no tratamento do câncer de mama identificou diminuição da náusea pós-cirurgia, além de outras melhorias dos sintomas (por exemplo, redução da intensidade da dor, estresse emocional) e economia de custos de US$ 772,71 por paciente.

Cramer H, Lauche R, Paul A, Langhorst J, Kümmel S, Dobos GJ. Hypnosis in breast cancer care: a systematic review of randomized controlled trials. Integr Cancer Ther. 2015;14:5–15

Desde então, diversas diretrizes recomendaram a hipnose como um método potencialmente útil para aliviar náuseas / vômitos em pacientes pediátricos e adultos, afirmando que há evidências moderadas para apoiar esta recomendação.

Roila F, Molassiotis A, Herrstedt J, Aapro M, Gralla RJ, Bruera E, Clark-Snow RA, Dupuis LL, Einhorn LH, Feyer P, Hesketh PJ, Jordan K, Olver I, Rapoport BL, Roscoe J, Ruhlmann JH, Walsh D, Warr D, van der Wetering M. MASCC and ESMO Consensus Guidelines for the Prevention of Chemotherapy and RadiotherapyInduced Nausea and Vomiting: ESMO Clinical Practice Guidelines. Ann Oncol. 2016; 27 Suppl 5:v119–v133

hipnoterapia no tratamento do câncer. Moça recebendo medicação para a doença.

Dor no Câncer

A dor é outro sintoma preocupante para pacientes com câncer, que pode causar sofrimento severo e prejuízo na qualidade de vida. A dor do câncer pode estar relacionada ao próprio tumor ou à progressão do câncer, aos tratamentos, bem como a processos não relacionados ao câncer.

A prevalência de dor em pacientes com câncer é alta, encontrada em quase 66% dos pacientes com doença avançada, 55% dos pacientes submetidos a tratamentos contra o câncer e 39% dos sobreviventes do câncer que terminaram o tratamento.

A hipnose foi investigada para o controle da dor em amostras de pacientes com uma variedade de tipos e estágios de câncer. Pacientes com câncer de mama têm sido a população mais comum para estudos de hipnose; entretanto, estudos com pacientes com câncer ósseo, leucemia e linfoma também foram publicados.

Pacientes com todos os estágios de câncer relataram benefícios em relação ao controle da dor, incluindo pacientes com câncer em estágio avançado e metastático. Da mesma forma, as intervenções de hipnose foram administradas aos pacientes em todos os pontos de diagnóstico e tratamento, incluindo dor de procedimento antes e depois de intervenções médicas / cirúrgicas e dor relacionada a procedimentos de diagnóstico, como aspiração de medula óssea e cirurgia de grande porte.

No geral, a literatura indica que as intervenções de hipnose para a dor do câncer têm sido eficazes na redução da sensação de dor e sofrimento da dor, também descrita como intensidade da dor, com efeitos às vezes durando mais de 10 meses após a intervenção.

Jibb LA, Nathan PC, Stevens BJ, Seto E, Cafazzo JA, Stephens N, et al. Psychological and physical interventions for the management of cancer-related pain in pediatric and young adult patients: an integrative review. Oncol Nurs Forum. 2015;42:339–E357

Butler LD, Koopman C, Neri E, Giese-Davis J, Palesh O, ThorneYocam K, et al. Effects of supportive-expressive group therapy on pain in women with metastatic breast cancer. Health Psychol. 2009;28:579–87. https://doi.org/10.1037/a0016124.

Ebell H. The therapist as a travelling companion to the chronically ill: hypnosis and cancer related symptoms. Contemp Hypn. 2008;25:46–56

Um estudo recente (2018) com 300 pacientes com câncer de mama no pré-operatório (antes da cirurgia de mama) demonstrou redução significativa na dor articular ou muscular em comparação com o tratamento usual. Neste estudo, um anestesiologista induziu a hipnose em uma única sessão pré-operatória.

Berlière M, Roelants F, Watremez C, Docquier MA, Piette N, Lamerant S, et al. The advantages of hypnosis intervention on breast cancer surgery and adjuvant therapy. The Breast. 2018;37: 114–8.

Hipnose no Controle da Ansiedade no tratamento do câncer

Embora muitas vezes a aplicação primária da hipnose no tratamento do câncer seja direcionada a sintomas específicos, como dor ou náusea e vômito, efeitos mais inespecíficos sobre a ansiedade e o sofrimento geral também foram documentados.

Sofrimento geral e ansiedade generalizada, bem como medos específicos de sintomas ou recorrência do câncer, são muito comuns, com 30–50% de todos os pacientes com câncer experimentando sofrimento significativo ao longo da trajetória do tratamento.

A hipnose usada para tratar a ansiedade e angústia entre pacientes com câncer parece ser eficaz ao longo da vida, de pacientes pediátricos a geriátricos e entre ambos os sexos.

Uma meta-análise recente (2017) examinou os efeitos imediatos e sustentados da hipnose sobre a ansiedade em pacientes pediátricos e adultos com câncer.

Verificou-se que a hipnose teve efeitos imediatos e sustentados significativos sobre a ansiedade em pacientes com câncer. Interessantemente este estudo observou que os efeitos foram mais marcantes em pacientes pediátricos.

Além disso, eles concluíram também que a hipnose administrada por um terapeuta é mais eficaz do que a auto-hipnose.

Pei-Ying C, Ying-Mei L, Mei-Ling C. The effect of hypnosis on anxiety in patients with cancer: a meta-analysis. Worldviews EvidBased Nurs. 2017;14:223–36.

A maioria das pesquisas conduzidas até o momento focalizou pacientes em tratamento ativo e pacientes com câncer de mama. No entanto, os sobreviventes do câncer freqüentemente enfrentam efeitos tardios debilitantes do tratamento, que estão associados à ansiedade e depressão e podem comprometer significativamente a qualidade de vida dos sobreviventes.

Como tal, pesquisas futuras são necessárias para avaliar se a hipnose poderia ser igualmente eficaz no tratamento da ansiedade e da depressão associadas aos efeitos tardios dos tratamentos de câncer e entre pacientes com outros tipos de câncer que não o de mama.

mulher em tratamento pro câncer

Ondas de calor

Episódios transitórios de rubor, suor e uma sensação de calor, muitas vezes acompanhado por palpitações e uma sensação de ansiedade, e às vezes seguido de calafrios são comumente experimentado por mulheres nos períodos próximos a menopausa. P

orém, este sintomas pode ocorrer também em pacientes com câncer, principalmente durante o uso quimioterapia ou drogas anti hormonais (estas últimas muito usadas no câncer de mama).

Devido à sua natureza imprevisível, as ondas de calor podem interferir no sono, alterar as atividades diárias e, por fim, prejudicar a qualidade de vida. Mais de 80% das mulheres tratadas para câncer de mama relatam ondas de calor diárias após o tratamento.

A hipnoterapia fornece uma abordagem não farmacêutica para tratar ondas de calor, minimizando os efeitos adversos negativos dos produtos farmacêuticos.

A maioria dos estudos de terapia de hipnose para ondas de calor concentra-se em pacientes com câncer de mama. No entanto, este sintomas pode ocorrer em homens usando medicamentos de controle hormonal para tratamento do câncer de próstata.

As taxas de ondas de calor em homens nesta situação são igualmente altas para mulheres após o tratamento do câncer de mama (aproximadamente 80%). A pesquisa atual não explora intervenções baseadas em hipnose como uma ferramenta para reduzir as ondas de calor experimentadas por homens com câncer de próstata, mas esta seria uma área frutífera para pesquisas futuras.

Outros pontos de destaque

• A hipnose tem efeito amplamente demonstrado no tratamento de comportamentos relacionados ao câncer, como o caso do auxílio na cessação do tabagismo, uso de álcool e drogas.
  • A hipnose também é uma estratégia validada para o controle de distúrbios alimentares, as quais podem se relacionar como problemas como obesidade ou diabetes que podem prejudicam em muito o prognóstico de pacientes com câncer.
  • A hipnose é um tratamento extremamente eficaz para Fobias. Muitos pacientes apresentam fobias que os impedem de realizar exames como Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética. Estes sintomas fóbicos associados a ambientes fechados também podem prejudicar pacientes com estão em radioterapia. Em todos estes casos a hipnose pode ser uma alternativa muito eficaz e isenta de efeitos colaterais para beneficiar o tratamento contra o câncer.
paciente realizando ressonância ou tomografia

Por fim, a Hipnoterapia deve ser entendida como um tratamento complementar de grande valia para pacientes com câncer. Sua eficácia é demostrada por inúmeros estudos científicos publicados nos últimos 20 anos. Estes estudos consolidam uma forte evidência, que faz com que a Hipnose esteja sendo cada vez mais empregada em grandes centros médicos em diversas partes do mundo.

Escrevi este post com base na revisão de literatura mais recente que encontrei no banco de dados da National Library of Medicine (USA), o PUBMED. O nome deste artigo é “The Role of Hypnosis in Cancer Care”, publicado na revista Current Oncology Reports em novembro de 2018. Trata-se de uma revista com bom fator de impacto e uma publicação de relevância, tendo como destaque o seu rigor metodológico.

Vale a pena ler na íntegra:

Carlson LE, Toivonen K, Flynn M, Deleemans J, Piedalue KA, Tolsdorf E, Subnis U. The Role of Hypnosis in Cancer Care. Curr Oncol Rep. 2018 Nov 13;20(12):93. doi: 10.1007/s11912-018-0739-1. PMID: 30421307.