A autoconsciência é uma capacidade de estar ciente de suas emoções, pensamentos e ações. É a capacidade de reconhecer ou compreender os próprios sentimentos, necessidades, motivações. É também um componente importante da inteligência emocional.
Autoconsciência diz respeito a estar em sintonia com as próprias emoções. Apesar de sermos seres capazes de sentir as mais diversas emoções, poucas pessoas se dão o tempo necessário para compreendê-las e, quanto mais tempo passamos neste “piloto automático”, mais distantes da inteligência emocional estamos.
Um exemplo é o famoso “agir por impulso e depois se arrepender”. Para isso, nem preciso citar exemplos, cada um sabe o que os toca. A boa notícia é que você pode desenvolver a autoconsciência, praticando a atenção plena, focando no aqui e agora, aceitando tudo que surge em sua consciência, sem julgamentos.
Este artigo fornece uma visão geral dos 5 passos para ser mais autoconsciente e melhorar a inteligência emocional.
Qual é a relação entre autoconsciência e inteligência emocional?
Muitas pessoas acreditam erroneamente que a autoconsciência é estar ciente de tudo o que se passa em nossas cabeças. No entanto, trata-se, na verdade, de ser capaz de reconhecer o que estamos sentindo e por que estamos sentindo.
Já a inteligência emocional é um conjunto de habilidades que permitem às pessoas identificar suas próprias emoções e as dos outros, bem como regular as emoções para pensar racionalmente. É um fator chave no autoconhecimento e no desenvolvimento pessoal.
A autoconsciência é um componente chave da inteligência emocional. Ela pode ser vista como precursora da inteligência emocional porque nos ajuda a entender o que está acontecendo dentro de nós.
Você não pode regular suas emoções se não souber o que são!
A autoconsciência ajuda você a reconhecer quando está com raiva ou frustrado, por exemplo, para que você possa tomar medidas para mitigar esses sentimentos antes que eles fiquem fora de controle.
É uma habilidade crítica para o sucesso em todos os aspectos da vida – trabalho, relacionamentos, saúde, etc.
Entenda como processamos nossos sentimentos e por que é importante ter autoconsciência
O cérebro humano é um dos órgãos mais complexos do corpo. Possui mais de 80 bilhões de neurônios que se conectam entre si por meio de sinapses.
Por sua vez, as emoções são construídas a partir das informações que chegam ao cérebro, como uma espécie de interpretação da sensações internas (interocepção) e externas do corpo (exterocepção, basicamente nossos 5 sentidos), conceituadas à partir da nossa cultura (fator social) e experiências prévias (fator individual).
O papel das emoções em nossas vidas é enorme. Eles são a força motriz por trás de nossos pensamentos e ações.
Cada um de nós tem sua própria coleção de emoções ao longo do dia. É importante entender por que as sentimos, o que elas significam e como elas nos afetam.
Essa compreensão pode ajudá-lo a controlar seus próprios sentimentos e usá-los como uma ferramenta de crescimento, em vez de reagir impulsivamente às situações. Veja a seguir como fazer isto.
5 passos para se tornar mais autoconsciente e melhorar sua inteligência emocional
Continue a leitura e veja o exercício que preparei para você começar. Pratique-o no cotidiano, ao se confrontar com alguma situação. Somente após refletir por um tempo tome alguma decisão, se necessário.
Você também pode anotar os fatos e o que sentiu diante deles, caso lhe seja útil. Pouco a pouco você verá melhorar a sua inteligência emocional.
As seguintes etapas podem ser tomadas para melhorar sua inteligência emocional:
- Sente-se calmamente em uma posição confortável e feche os olhos;
- Lembre algo um pouco triste, mas não opressor;
- Observe onde em seu corpo você sente essa tristeza;
- Coloque uma das mãos nessa parte do corpo de uma forma carinhosa e calmante;
- Repita as etapas acima, substituindo a tristeza por emoções diferentes: medo, raiva, alegria…
________________________________
É só quando começamos a praticar a autoconsciência que podemos realmente nos conhecer e melhorar nossa inteligência emocional.
Caso as dificuldades ainda persistam e seja impossível resolvê-las sozinho, a consulta a um profissional é indicada. Entre em contato comigo para um direcionamento adequado ao seu caso, será um prazer lhe atender.