A depressão é considerada a doença do século pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO) estima que mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram desse transtorno em todo o mundo.
Portanto, é provável que alguém que você conheça, ou mesmo você, esteja sofrendo dessa condição. Mas como tratar esse problema e voltar a ter uma vida feliz e saudável?
Existem inúmeras formas de tratamento, as mais comuns envolvendo medicamentos; no entanto, os estudos nos mostram que esta abordagem, se usada isoladamente, pode ter muitos efeitos colaterais e não ter resultados tão satisfatórios.
Hoje vamos falar sobre um recurso terapêutico que recentemente vem ganhando cada vez mais destaque para o tratamento de transtornos psíquicos: a hipnoterapia.
A hipnose para depressão pode ser a solução que você procura. Quer saber como funciona? continue lendo.
Como a hipnose ajuda na depressão?
Há anos a hipnose tem sido usada com eficácia no tratamento de muitos transtornos psiquiátricos. A prática é reconhecida pelos conselhos federais de Medicina e demais áreas da saúde, como Psicologia, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.
Quando utilizada por profissionais experientes e devidamente treinados, a hipnose para depressão possui poucas contraindicações e baixos riscos de efeitos adversos a saúde. É preciso ter cuidado com os mitos que cercam a hipnose.
O hipnoterapeuta conduz a pessoa a um estado de transe, o que basicamente significa que ela está completamente focada no que está fazendo e no que gostaria que acontecesse em seguida para que ela atinja seus objetivos, e o hipnotizador a orienta nesse processo, a ajudando a fazer tudo enquanto permanece completamente no controle sobre si mesma.
Há hipnoterapia é benéfica para a depressão por inúmeras maneiras:
- Acelera o processo de terapia e reduz o tempo de tratamento;
- Ajuda o paciente a identificar aspectos que podem ter contribuído para o desenvolvimento da depressão;
- Mostra ao paciente que ele é capaz de superar a depressão, dando-lhe o incentivo necessário para superar a doença, lhe dando maior independência em relação aos remédios;
- Promove um estado de relaxamento profundo, tranquilidade e redução do estresse que auxilia em muito na melhora do humor e bem-estar global;
- O hipnoterapeuta guiará o cliente em sua mente para que ele supere todos os obstáculos e dificuldades em sua vida, promovendo maior autoconhecimento sobre seus sentimentos, qualidades e defeitos;
- Os terapeutas podem usar a hipnoterapia para melhorar a atitude mental do paciente, removendo o negativismo natural em relação a si mesmo, permitindo que ele se sinta muito melhor.
- Por último, mas não menos importante, a hipnoterapia pode ajudar na melhora da qualidade do sono, o que é fundamental para a recuperação do paciente em depressão.
Em quanto tempo a hipnose para depressão surte efeitos
O principal objetivo da hipnose é trabalhar a cognição do paciente e melhorar comportamentos disfuncionais, usando do método da sugestão e direcionamento da atenção, ajudando o cliente a encontrar seus próprios recursos de cura.
A hipnose pode favorecer a uma mudança da percepção da realidade do cérebro, o que pode ser usado nestes pacientes de modo positivo. O cérebro está constantemente tentando manter seus padrões pré aprendidos, ainda que disfuncionais, como o que ocorre na depressão.
A hipnose é uma potente ferramenta para acelerar a mudança destes padrões em prol de um funcionamento mais adaptativo.
Todavia, não é uma solução mágica e tem suas limitações. Ela só pode ajudar quem realmente quer ser ajudado e segue rigorosamente as orientações do médico hipnoterapeuta, incluindo mudanças no estilo de vida e tratamento medicamentoso e psicológico.
A hipnose para depressão pode acelerar o processo de remissão dos sintomas em um indivíduo em poucos meses, promovendo a restauração da qualidade de vida e o pleno funcionamento do corpo e da mente.
Esse processo pode ser mais longo ou mais curto dependendo das características de cada paciente.
Vale alertar que a medicação por si só não é suficiente para curar a depressão; ela apenas controla os sintomas. Isso é importante pois permite ao paciente ter recursos para enfrentar o problema. Neste enfrentamento, entendo que a terapia é o meio para resultados realmente duradouros e persistentes.
A hipnoterapia pode ser usada como prevenção da depressão?
A hipnose é uma forma de psicoterapia que usa o poder da sugestão para mudar a maneira como as pessoas pensam, sentem e se comportam.
Os hipnoterapeutas usam uma variedade de técnicas para ajudar os clientes a atingir seus objetivos.
A hipnoterapia é uma forma eficaz de tratar e prevenir transtornos psíquicos, não apenas para pessoas que sofrem de depressão, mas também para outras condições como fobias e ansiedade.
Quer experimentar a hipnose para depressão e aproveitar os incríveis benefícios para sua saúde e bem-estar? Entre agora em contato com o Dr. Alberto Bicudo e agende uma consulta.