A disfagia é uma condição médica que dificulta a deglutição de uma pessoa. Quando alguém tem disfagia, pode levar mais tempo para comer ou beber, e pode ser necessário mudar sua dieta.

A disfagia pode ser causada por muitos fatores, incluindo condições físicas como derrame ou lesão cerebral e condições psicológicas como ansiedade ou depressão.

Embora existam muitas causas possíveis, uma das causas mais comuns é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). A DRGE ocorre quando os ácidos do estômago voltam para o esôfago, causando irritação e inflamação. Isso pode causar dificuldade em engolir.

Entenda mais sobre a condição a seguir, e veja como a hipnose pode ajudar a melhorar a alimentação.

Quem são os mais afetados?

A disfagia acomete todas as faixas etárias, mas de acordo com o estudo de Wilkins et al. (2007), a disfagia é mais comum em mulheres do que em homens e afeta idosos, bebês e crianças pequenas com mais frequência do que adultos.

É mais prevalente em dois grupos: bebês e crianças com condições neurodesenvolvimentais, como fenda palatina ou paralisia cerebral, e idosos que sofreram um derrame, câncer de cabeça ou pescoço, doença de Parkinson, ELA, ou doença de Alzheimer.

Aproximadamente 1 milhão de pessoas são diagnosticadas com disfagia a cada ano. Esse número não inclui os 15 milhões de pessoas que experimentam alguma forma de dificuldade de deglutição em um determinado momento (Disfagia Ficha Técnica, N.D.).

Quais são os sintomas da disfagia?

A principal característica da disfagia é a dificuldade de deglutição, o que pode levar à asfixia ou aspiração (inalação) de alimentos ou líquidos para os pulmões.

Outros sintomas podem incluir: dor ao engolir, salivação intensa, tossir, voz rouca, azia frequente e perda de peso. Os sinais e sintomas da doença podem variar dependendo da idade e quadro clínico.

A hipnose demonstrou ser um tratamento eficaz para vários distúrbios gastroenterológicos, incluindo síndrome do intestino irritável (SII), doença inflamatória intestinal (DII) e dispepsia funcional (DF).

Uma revisão sistemática da literatura descobriu que a intervenção hipnótica pode levar a melhorias nos sintomas gastrointestinais, incluindo a disfagia.

Quais são as consequências da disfagia não tratada?

Essa pode ser uma condição debilitante que afeta significativamente a qualidade de vida de uma pessoa. Pode levar ao isolamento social, perda de peso severa e desidratação devido a dificuldades em comer e beber.

Além disso, pessoas com disfagia não tratada correm um risco aumentado de engasgar e aspirar alimentos ou líquidos para os pulmões.

A pneumonia por aspiração é a quinta principal causa de morte entre adultos com 65 anos ou mais, tornando-a uma preocupação significativa para aqueles com disfagia não tratada.

Como a hipnose pode ajudar com a disfagia?

A hipnose demonstrou ser um tratamento eficaz para a disfagia. Pode ajudar a melhorar a alimentação, aumentar a motivação e o cumprimento das recomendações dietéticas, ajudar a pessoa a relaxar e melhorar sua capacidade de engolir. Seu resultado é extremamente satisfatório sobretudo nas disfagias de causa psicogênica.

Além disso, a hipnose pode ajudar a treinar novamente o cérebro para responder de maneira diferente a certos gatilhos que podem dificultar a deglutição, como ansiedade ou estresse.

A abordagem pode ajudar a resolver quaisquer associações negativas com alimentos, que podem estar contribuindo para o problema.

Por exemplo, alguém que tem medo de engasgar pode ser mais propenso a evitar certos alimentos ou bebidas. Ao mudar esses pensamentos e crenças negativas, a hipnose pode ajudar a tornar as refeições menos ansiosas e mais agradáveis.

Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a disfagia, considere procurar a hipnoterapia como uma forma de melhorar a situação.

Referências:

Wilkins, T., Gillies, R., Thomas, A., & Wagner, P. (2007). The prevalence of dysphagia in primary care patients: A HamesNet research network study. American Board of Family Medicine, 20(2), 144–150

Dysphagia Fact Sheet. (n.d.). Retrieved from https://bismarck.sanfordhealth.org/vitalstim/DysphagiaFactSheet.pd