Telefone/WhatsApp

(65) 9 9649-1721

Email

dr.albertobicudo@gmail.com

A hipnoterapia pode ser uma forma eficaz de ajudar as pessoas a parar de fumar antes da cirurgia. O estado hipnótico pode tornar as pessoas mais receptivas a sugestões positivas, como cessar o tabagismo. Além disso, a hipnose pode ajudar a lidar com as emoções que podem desencadear o desejo de fumar.

Se você está programado para fazer uma cirurgia, seu médico pode sugerir que você pare de fumar antes do procedimento.

Isso ocorre porque o tabagismo é um dos maiores fatores de risco para complicações cirúrgicas. Aumenta o risco de infecção, retarda a cicatrização e pode levar a sérios problemas respiratórios. Portanto, interromper esse hábito é vital para um resultado bem-sucedido.

A boa notícia é que a hipnose pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar as pessoas a parar de fumar antes de cirurgias. Estudos demonstraram que a abordagem pode aumentar as taxas de sucesso, especialmente quando usado em combinação com outros métodos, incluindo o farmacológico, conforme a necessidade de cada caso.

A hipnoterapia pode ajudar as pessoas a mudar suas atitudes e crenças sobre o tabagismo, tornando mais fácil parar de fumar. Saiba mais a seguir sobre os riscos que os fumantes correm em cirurgias e como a hipnoterapia é aplicada.

Quais são os riscos de fumar antes da cirurgia?

Fumar antes da cirurgia é uma proposta arriscada devido aos efeitos potenciais na função cardíaca e na circulação. A nicotina e o monóxido de carbono podem causar um desequilíbrio entre o consumo e a disponibilidade de oxigênio, o que pode ser perigoso sob anestesia ( Kaijser 1985 ; Roth 1960 ).

Além disso, fumar pode aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a resistência vascular sistêmica, fazendo com que o coração trabalhe mais. Todos esses efeitos podem criar complicações durante a cirurgia.

Em um estudo retrospectivo de pessoas submetidas a cirurgia pulmonar, Nakagawa (2001) descobriu que o risco de complicações pulmonares pós-operatórias era significativamente maior para aqueles que fumavam, tanto para fumantes atuais quanto para fumantes recentes que não tiveram contato com cigarro por duas a quatro semanas antes da operação.

Portanto, os fumantes correm um risco aumentado de várias complicações antes, durante e após a cirurgia. Esses riscos incluem:

  • Complicações pulmonares ou cardiovasculares ocorrem em até 10% dos casos ( Pedersen 1994 );
  • Risco consideravelmente aumentado de complicações intra e pós-operatórias ( Bluman 1998 );
  • Risco três a seis vezes maior de complicações pulmonares intraoperatórias ( Akrawi 1997 ; Schwilk 1997 );
  • Fumantes com doença cardíaca ou pulmonar crônica têm um risco duas a cinco vezes maior de complicações perioperatórias;
  • Fumar prejudica a cicatrização de feridas após a cirurgia ( Haverstock 1998 ; Jorgensen 1998 , Silverstein 1992 ; Sørensen 2002).

Quanto tempo antes da cirurgia eu preciso parar de fumar?

A função pulmonar geralmente melhora após aproximadamente oito semanas de cessação do tabagismo (Bode 1975 ; Buist 1976; Camner 1973 ; McCarthy 1972 , Mitchell 1982).

Warner (1989) descobriu, em um estudo prospectivo, descritivo e não controlado, que pessoas que pararam de fumar cerca de oito semanas antes da operação reduziram o risco de complicações pulmonares pós-operatórias.

Saiba a seguir como a hipnoterapia pode ser usada como terapia adjuvante para auxiliar na cessação do tabagismo antes da cirurgia.

Como a hipnoterapia pode me ajudar a parar de fumar antes da cirurgia?

Em um estudo com 1.117 pacientes em um ambulatório especializado em tratamento de tabaco, 27% disseram achar que a hipnose era o método de parar de fumar mais promissor entre as técnicas complementares (Sood et al., 2006).

A hipnose pode funcionar mudando a forma como o cérebro reage aos estímulos. Com o reforço positivo de um hipnoterapeuta treinado, as pessoas podem aprender a reduzir seu desejo por cigarros e tornar mais fácil parar de fumar antes de cirurgias.

Durante a hipnoterapia, os fumantes aprenderão o que desencadeia sua vontade de fumar e quais emoções podem estar contribuindo para isso. Em alguns casos, a necessidade de fumar atua como uma forma de autorregulação e redução do estresse.

Portanto, a hipnoterapia também é uma forma de autoconhecimento. Por exemplo, um fumante que acende um cigarro sempre que está ansioso pode aprender a parar com esse comportamento e procurar outras formas de lidar com o problema.

Serei capaz de parar de fumar completamente com hipnoterapia?

A hipnoterapia pode ser uma maneira eficaz de ajudá-lo a parar de fumar antes de cirurgias e permanecer sem fumar depois. O objetivo da hipnose é mudar sua mente e comportamento subconsciente para que você não tenha mais vontade de fumar.

Seu hipnoterapeuta trabalhará com você para identificar seus gatilhos e ajudá-lo a desenvolver associações positivas com a interrupção. Por exemplo, se você costuma fumar após as refeições, seu hipnoterapeuta pode sugerir que você se visualize sentindo-se satisfeito e orgulhoso após uma refeição sem precisar de um cigarro.

A hipnoterapia também pode ajudar a aliviar qualquer ansiedade ou estresse que você possa sentir ao parar de fumar ou fazer uma cirurgia. Afinal, fumar é frequentemente usado como forma de autorregulação em momentos de estresse.

Quantas sessões de hipnoterapia precisarei para parar de fumar?

O tempo necessário para as sessões de hipnoterapia varia de pessoa para pessoa, mas a maioria dos protocolos de hipnose clínica trabalham com 3 a 5 sessões, visando que o paciente interrompa o hábito definitivamente. Vale lembrar que a interrupção do comportamento ocorre a partir da primeira sessão – este é o objetivo!

Se você precisa parar de fumar antes de uma cirurgia, a hipnoterapia pode ser uma opção útil para você. Entre em contato e agende uma consulta.

Sood, A., Ebbert, J. O., Sood, R., & Stevens, S. R. (2006). Complementary treatments for tobacco cessation: A survey. Nicotine & Tobacco Research: Official Journal of the Society for Research on Nicotine and Tobacco, 8(6), 767–771. doi:10.1080/14622200601004109

Nota: As demais referências bibliográficas estão em Thomsen T, Villebro N, Møller AM. Interventions for preoperative smoking cessation. Cochrane Database Syst Rev. 2014 Mar 27;2014(3):CD002294.

Recommended Articles

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *