Telefone/WhatsApp

(65) 9 9649-1721

dr.albertobicudo@gmail.com

O microbioma humano é a microbiota coletiva que vive simbioticamente em vários locais do corpo. Predominantemente composta por bactérias, a microbiota intestinal (também conhecida como flora intestinal) é alterada em pacientes com transtornos funcionais do aparelho digestivo, particularmente na síndrome do intestino irritável.

Embora os mecanismos exatos pelos quais essas alterações na microbiota possam levar a sintomas digestivos não estejam completamente elucidados, suspeita-se que, em nível local, essas alterações bacterianas precipitam mudanças na inflamação intestinal, permeabilidade intestinal, secreção, nocicepção visceral e tônus ​​autonômico.

Vários estudos em animais nas últimas duas décadas forneceram evidências preliminares de potenciais influências da microbiota intestinal na função do SNC, ou no eixo intestino cérebro. Um achado consistente em estudos de camundongos livres de germes é o desenvolvimento de respostas neuroendócrinas exageradas ao estresse ambiental e social e comportamentos semelhantes a ansiedade.

Quando esses animais são colonizados com flora normal no início da vida, essas respostas fisiológicas e comportamentos ansiosos são abolidos. Em outro estudo, camundongos livres de germes exibiram inicialmente uma resposta exagerada ao estresse, um efeito que foi revertido pela colonização intestinal usando uma espécie de Bifidobacterium.

Estudos de expressão gênica sugeriram alguns dos potenciais mecanismos neuro bioquímicos pelos quais esse eixo intestino-cérebro pode funcionar. Por exemplo, a produção de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), um peptídeo envolvido na neuroplasticidade, humor e cognição, é diminuída em camundongos livres de germes em comparação com camundongos colonizados.

Alterações em níveis neurotransmissores (norepinefrina, dopamina e 5-HT) e na expressão do receptor do neurotransmissor foram identificados em regiões cerebrais essenciais para a resposta à dor visceral, incluindo o córtex frontal, corpo estriado e hipocampo.

Também foi demonstrado que a sujeição de animais a fatores de estresse, como condições de contenção ou separação materna em ambiente de laboratório, pode levar a alternâncias na composição da microbiota intestinal. Talvez o mais intrigante de tudo tenha sido um estudo que demonstrou o potencial de transplante de fezes de pacientes com SII para ratos livres de germes, o que causou hipersensibilidade visceral.

Efeito da microbiota intestinal na função cerebral

Os dados clínicos fornecem suporte do efeito da microbiota intestinal na função cerebral em humanos. As primeiras observações incluíram o reconhecimento de que a administração de um de antibióticos em pacientes gastrointestinais aumentou a carga de sintomas de depressão e ansiedade.

A encefalopatia hepática (EH) fornece um modelo para a compreensão dessas interações cérebro-intestinais, visto que os pacientes com EH experimentam alterações no afeto e na função cognitiva, presumivelmente como consequência de sua incapacidade de metabolizar metabólitos microbianos GI em seu fígado.

O tratamento com antibióticos não absorvidos está associado à melhora dos sintomas clínicos de EH, bem como ao desempenho do paciente em testes cognitivos padronizados. Estudos de neuroimagem rastrearam essas melhorias clínicas na EH com antibióticos às mudanças na conectividade funcional nas regiões fronto-parietal e subcortical.

Esses dados coletivamente fornecem suporte convincente da influência da microbiota intestinal na função intestinal, mas também destacam o impacto da microbiota intestinal em facilitar a comunicação recíproca cérebro-intestino.

Essas observações levantaram a possibilidade do uso de suplementos probióticos como “psicobióticos” para regular a função cerebral no cenário de transtornos de humor ou dor. Em indivíduos saudáveis, o uso de uma combinação de preparação de probióticos incluindo espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium levou a mudanças significativas nas respostas da rede emocional-afetiva, viscero-sensorial e somato-sensorial a uma tarefa de reconhecimento de faces emocionais.

Essas mudanças ocorreram sem quaisquer mudanças mensuráveis ​​no humor em instrumentos de autorrelato, e sem mudanças discerníveis na microbiota intestinal, sugerindo que os benefícios observados foram mediados por um efeito em intermediários inflamatórios ou neurotransmissores.

Em um estudo duplo-cego de um probiótico Bifidobacterium em pacientes com SII, as respostas da rede de excitação emocional diminuídas a estímulos negativos foram observadas na ressonância magnética funcional no grupo tratado com probióticos.

Os probióticos também têm o potencial de modular a função do SNC em pacientes sem doenças gastrointestinais. Em um ensaio clínico de pacientes com transtorno de depressão maior (TDM), um probiótico Lactobacillus / Bifidobacterium reduziu significativamente os escores de depressão e também impactou positivamente a resistência à insulina e marcadores inflamatórios. Outro estudo de mulheres com depressão pós-parto demonstrou melhora nos escores de ansiedade e depressão.

Texto escrito por: Dr. Alberto Bicudo