Por: Dr. Alberto Bicudo e Dra. Paula Cavallaro.
Você já se perguntou por que fazemos as coisas que fazemos? Você já se perguntou por que repetimos os mesmos ciclos várias vezes? Por que estamos tão programados para repetir o passado de novo e de novo?
Em todas as áreas da vida, parece que nos repetimos, seja em nossas finanças ou em nossos relacionamentos amorosos. Muitas vezes ao início de um novo ano, como estamos agora, fazemos uma série de planos e compromissos para conosco mesmo, mas … terminamos de volta à estaca zero antes do carnaval chegar.
Quantas vezes você sabotou seu próprio corpo. Parou um projeto de emagrecimento ou simplesmente e emagreceu e após um breve período ganhou todo o peso novamente. Por que isso acontece?
Vamos iniciar pensando em nossas intenções. Às vezes vemos fotos ou pessoas na rua e podemos querer nos parecer com elas. Querer parecer outra pessoa não coloca você no espaço certo para começar.
Normalmente, isso é acompanhado de impaciência e frustração, o que geralmente leva a desistir. Afinal, você nunca será essa outra pessoa.
Emagrecimento saudável tem mais a ver com estilo de vida. E para ter o estilo de vida que nos leva ao lugar certo temos que ser autênticos.
Não é sobre o estilo de vida dos outros, mas sobre o seu estilo de vida. Ser você mesmo. Queremos aqui resultados duradouros e mudanças permanentes.
Por este raciocínio, o primeiro passo para emagrecer é acolher seu verdadeiro você. Sem isso você continuará se enganando com metas e objetivos irreais. Isso implica olhar verdadeiramente para o que o trouxe até aqui. Para suas vitórias e para seus fracassos.
Isso implica uma boa dose de autorresponsabilidade e coragem. Estar em paz com você mesmo(a) em não querer parecer ou ser o outro deve estar na raiz da mudança.
E não sei se te falaram mas, mudar tem seu preço. Sair da sua zona de conforto e proteção. Seu corpo moldou inconscientemente o corpo exato que você tem agora com o objetivo de lhe proteger.
Com uma intenção positiva, ainda que essa intenção se aplique a momentos da sua vida que não tem mais absolutamente mais nada a ver com o momento atual. Naquele momento ou para aquele objetivo, isso foi necessário.
Mudar é desafiar a si mesmo e esclarecer os hábitos e crenças que fizeram parte da sua vida até hoje. Isso pode desafiar sua própria visão de mundo. Uma visão que você construiu.
Talvez você não tenha culpa disso. Talvez tenha acontecido coisas que você não esperava ou não queria. Mas não ter culpa não é o mesmo que não ter responsabilidade.
A responsabilidade de mudar é sua!
Olhar para o espelho por um tempo suficiente e expor totalmente a responsabilidade pelo resultado por eliminar ou manter peso é algo que todos nós deixamos de fazer. É a palavra “responsabilidade” que nos assusta.
Responsabilidade não é uma palavra ruim, mas, no entanto, quando a ouvimos, automaticamente criamos em nossa mente uma ideia errada – quantas vezes, desde criança, não imputaram a você a responsabilidade como uma obrigação partindo da premissa “você não tem responsabilidade” ou “você PRECISA TER responsabilidade”.
Mas você pode assumir 100% a responsabilidade e ser gentil consigo mesmo. Por exemplo, você pode olhar para o seu corpo em um espelho de corpo inteiro e não associar seu corpo a algo com o qual você já deve estar enojado.
Aproprie-se do que você fez ao seu corpo, aceite-o e planeje mudá-lo. Converse com seu corpo e prepare-o para o novo e excitante estilo de vida que você está prestes a embarcar.
Perdoar.
Para liberar o excesso de peso e criar um corpo saudável e vibrante, você precisa de uma base de amor-próprio incondicional. Isso ocorre porque cada célula do nosso corpo contém a energia de nossos pensamentos e emoções.
Como falei a pouco, nossos corpos são então “moldados” pela energia de nossas células e tudo isso é um trabalho inconsciente que ocorre continuamente durante toda a sua vida.
Você não pode criar saúde dentro de um corpo que está cheio de energias tóxicas ligadas ao autodesprezo.
É quase como se o excesso de peso se prendesse firmemente ao seu corpo da mesma forma que você se apega a pensamentos baseados em vergonha, culpa ou raiva. Ao liberar essa “carga” você permite que seu corpo receba bem-estar.
Uma atitude mental ligada ao PERDÃO purifica e limpa essas energias negativas. Só então seu corpo aceitará as mudanças que você está fazendo.
Comece a desenvolver o perdão como um hábito e certamente notará mudanças significativas em sua saúde física e em sua capacidade de não usar mais a comida como conforto. Todos nós fazemos o melhor que podemos com o nível de consciência que temos.
Como o perdão pode lhe ajudar a eliminar peso?
Mesmo que seja impossível entender completamente por que fazemos as escolhas que fazemos que nos levam a um lugar onde não desejamos estar, há coisas que podemos mudar que, sem dúvida, nos ajudarão em vez de atrapalhar nossa busca para alcançar nossos objetivos.
Nossa relação com a comida é muito complexa e não pode ser resolvida simplesmente sabendo que precisamos comer menos do que é “não saudável” e mais do que é “saudável”; ou que esse exercício físico nos tornará mais magros, mais aptos e mais fortes. Se apenas o conhecimento fosse suficiente, seríamos todos saudáveis, ricos e sábios!
À medida que o estilo de vida mais saudável e adaptativo evoluiu e se torna a base das nossas vidas percebemos que eliminar peso diz respeito a uma série de pequenas coisas que fazemos que nos levam até lá, assim como o ganho de peso é resultado de decisões que tomamos, grandes ou pequenas.
Ninguém acorda uma manhã e descobre que não está feliz com seu corpo durante a noite, ao contrário, é um declínio lento e gradual que um dia nos deixa infelizes.
As pequenas coisas são, como explicado anteriormente, muito mais do que conhecimento sobre o que devemos e o que não devemos fazer. São as coisas que determinam as ações que tomamos em um nível micro.
A forma como nos olhamos no espelho e odiamos o que vemos, os “docinhos” que comemos como “mimos”, o vestido que compramos que é muito pequeno, os pensamentos negativos que temos sobre nós mesmos.
Guardar ressentimento tem mais chances de levá-lo a decisões “ruins” em sua vida, enquanto o perdão provavelmente o levará a seus objetivos. Então, se você está buscando eliminar peso e não consegue, eu o incentivo a incluir o perdão na rotina diária de sua vida.
Mas o que exatamente é o perdão?
Você pode olhar para o perdão de vários ângulos mas, de modo geral, se aplica a palavra perdão o mesmo que falei em relação a palavra responsabilidade: muitas vezes trazemos desde nossa infância uma idéia errada sobre perdão.
A verdade é que fomos condicionados ouvindo frases que associam perdão a submissão, aceitação e desapego a nossos próprios ideais de mundo. Mas isso não é perdoar.
Perdoar não é ACEITAR. Perdoar não é CONCORDAR. Perdoar não é ACHAR CERTO o que fizeram com você. Não é DEIXAR PARA LÁ. Nem ESQUECER. Perdoar é uma atitude. É algo que se expressa da sua alma quando você reconhece que o outro, só fez o que ele foi programado para fazer.
Cada um só é capaz de dar e fazer o que tem dentro de si, o que aprendeu em sua vida. Perdoar é reconhecer que assim, como nós, essas pessoas também foram programadas pelas suas experiências de vida para serem assim.
E quando sentimos raiva, tristeza, frustração, magoa, dor …. Todos esses elementos negativos não terão NENHUM IMPACTO no outro e nem mesmo fará o outro mudar ou sentir a dor daquilo que que aconteceu ou causaram na nossa vida. Será inerte contra o outro.
Apenas irá destruir a nós mesmos. Como um veneno que criamos achando que vai mudar ou destruir o outro ou todo o mal que praticaram. Mas que só destrói, mata e adoece a nós mesmos.
Então chega! É hora de se libertar-nos dessa corrente que nos prende a isso. Perdoar é isso! Se libertar dessa corrente de dor e sofrimento que nos prende inconscientemente a tudo isso, ao passado, a essas pessoas.
É deixar de permitir que elas e o que fizeram tenha influência sobre nossa maneira de pensar, sentir e até mesmo sobre nos comportar. E assim, NÓS voltamos a assumir o controle de nossa própria vida. Respirar livre de novo. PERDOAR é assumir o controle da nossa vida!
E tudo isso que falei acima implica ainda aquele que para muitos é o perdão mais difícil de liberar: o perdão para com você mesmo.
“A pessoa que você precisa perdoar pode ser VOCÊ”
Infelizmente, isso é algo muito comum. Cometemos um erro ou nos julgamos com muita severidade por um resultado que não queríamos ou por um erro que cometemos.
Quando não perdoamos a nós mesmos, podemos ficar presos a sentimentos negativos de baixa autoestima, auto ressentimento e auto aversão que, sem dúvida, o impedirão de alcançar seus objetivos.
Primeiro passo: perdoar a si mesmo.
Não há dúvidas que o perdão pode se aplicar a muitas coisas, eventos e pessoas. Mas para que isso possa ser alcançado, a primeira pessoa que vale a pena ser envolta nesta corrente de empatia é você mesmo.
Uma das chaves para a eliminação de peso eficaz é perdoar a si mesmo. Talvez você se recuse a perdoar a si mesmo porque não está onde gostaria de estar em sua vida neste exato momento.
Ou talvez você tenha cometido um erro ou muitos erros e parece que não consegue acertar, não importa o quanto tente, e descobre que suas escolhas o estão levando mais longe de onde você quer estar. Ou talvez você tenha falhado espetacularmente e agora só quer entrar no seu quarto, fechar a porta e não sair mais.
Mas bater-se de qualquer forma não vai ajudá-lo a perder peso e mantê-lo. Também não vai ajudá-lo a crescer. A única coisa que vai ajudá-lo é perdoar a si mesmo. Para uma perda de peso eficaz, perdoe-se quantas vezes forem necessárias. Você vai cometer erros. Você é humano, então está tudo bem.
Você não está sozinho. Na verdade, você está em excelente companhia com o resto de nós que não consegue acertar na primeira tentativa ou na segunda ou na centésima. Você precisa se perdoar por tudo o que fez ou deixou de fazer.
Para uma perda de peso eficaz, você precisa se perdoar continuamente. Quantas vezes você erra é quantas vezes você precisa se perdoar.
Quando você se recusa a perdoar a si mesmo, é muito fácil ficar preso em um ciclo:
- Você sente-se mal consigo mesmo;
- Você abusa de alguma substância ou comportamento (incluindo comida) para tentar entorpecer esse sentimento;
- Você percebe que que cometeu de novo um erro ao abusar da comida;
- Você se sente frustrado, culpado, com vergonha e/ou raiva de si mesmo;
- Você se recusa a se perdoar.
E continua em um grande círculo que nunca termina até que você o termine.
Você não precisa da permissão de ninguém para se perdoar
Você pode estar esperando que alguém o perdoe pelo que você fez ou deixou de fazer. Ou talvez você esteja esperando que outra pessoa lhe diga que não há problema em perdoar a si mesmo.
Todo esse tempo que você gasta esperando é todo aquele tempo que você nunca mais terá de volta. A única permissão de que você precisa para se perdoar é a sua. Agora a pergunta é: você vai?
Para uma perda de peso eficaz, faça usará de autorresponsabilidade e perdão. Não importa o quanto você tenha estragado as coisas. Não importa o quão colossal foi o erro.
A única coisa que importa quando você faz algo ou deixa de fazer algo é que você aprenda o que puder, adote uma perspectiva mais sábia na próxima vez e siga em frente.
Afinal, você é o único a se dar permissão para errar quantas vezes forem necessárias para acertar, porque a única outra alternativa será desistir. E se você desistir, ocorrerá duas coisas:
- você desiste de si mesmo e
- você nunca chegará aonde deseja.
Lembre-se disso: a única pessoa que limita o número de tentativas que você recebe é você. A única maneira de encontrar a paz é se perdoar.
Quando você se recusa a perdoar a si mesmo, há uma guerra interna acontecendo. Você nunca encontrará nenhum tipo de paz (ou eliminação de peso efetiva, nesse caso) enquanto estiver lutando contra si mesmo.
A única coisa que não perdoar a si mesmo vai fazer é você se sentir inquieto ou como se fosse difícil estar em sua própria pele. Aí você vai querer, como falei lá no começo … estar na pele de outro (uma maneira de se enganar).
Honestamente, faça uma gentileza a si mesmo e não gaste seu tempo dessa maneira. Perdoar a si mesmo é uma escolha e não precisa ser longo e prolongado.
Você apenas perdoa a si mesmo imediatamente e segue em frente, é isso. Isso é tudo o que você precisa fazer para encontrar uma perda de peso eficaz e paz interior.
Você quer usar a HIPNOSE para te ajudar nisso?
Pode ser útil: Hipnose para emagrecer: Entenda como funciona